sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Recomendo: @mor, de Daniel Glattauer.

Boa noite, gente. Como vão?
O recomendo de hoje é de um livro que, basicamente, me reiniciou na leitura extra-medicina, por assim dizer. Há um bom tempo não começava e terminava um livro que não se relacionasse a doenças, fisiopatologias, diagnósticos, tratamentos e outras coisas do mundo da medicina. A verdade é que a rotina te suga de verdade, até que você não consegue ler mais nenhuma palavra médica sequer, nem que seja por alguns minutos.
Sei lá, talvez eu seja a única, ou não.
Não que eu não me interesse pelo curso que escolhi. Na verdade, é o exato oposto. Mas me sinto exausta às vezes, e minha distração já não estava mais em livros, como antigamente. Nem no blog. Estava assistindo muitas séries (grey's anatomy, pretty little liars, the vampire diaries, revenge, etc). Mas ontem, enquanto olhava uma pilha de livros no canto de uma prateleira, lembrei porque comprei esse "@mor", e peguei despretensiosamente.
Comecei a ler e não consegui parar. Pode ser um pouco irresponsável num final de período em que eu não estou exatamente dando um show com as notas, mas eu precisava disso. Precisava ler uma história, me identificar com as personagens, ou criticá-las. E nesse caso, me identifiquei.

Vamos então aos dados, sinopse e minha opinião? 
Título: @mor
Autor: Daniel Glattauer
184 páginas
Editora: Suma de letras


Sinopse: Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Ela é casada; ele ainda está digerindo o fracasso de seu último relacionamento - e nada como a curiosidade, instigada por frases bem-encadeadas numa caixa postal eletrônica, para que os dois se esqueçam dos obstáculos e sejam impelidos a marcarem um encontro. Mas a expectativa é uma faca de dois gumes, trazendo o medo de que a realidade não esteja à altura da fantasia.

O que achei: No início estranhei a escrita do livro: é como se estivéssemos na caixa de entrada dos e-mails de Leo e Emmi! Sempre gostei muito dos livros cheios de descrições, conversas, expressões e tudo mais, mas me surpreendi com esse. Muito bem escrito, e desde o início da história me imaginei no lugar de Emmi. Muito intrigante, e sempre que fechava o livro por preguiça (alguns e-mails são muito grandes!), reabria e terminava, ao menos, o e-mail que parecia não ter fim.
É muito divertido, e adorei essa ideia. Há uma continuação desse: Emmi e Leo - A sétima onda. 
E, pelo que entendi, há um título alternativo para @mor: "Quando sopra o vento norte", uma referência a uma parte bem interessante do livro.
Ah, sim... Me identifiquei porque em uma fase da minha vida (ainda bem que foi uma fase) eu me comunicava loucamente nas redes sociais, e fiz grandes amizades com pessoas que nunca vi.
Tem um que converso até hoje, e deve ter uns sete anos. Enfim, não julguem. Às vezes as coisas dão certo. Temos uma amizade legal e, como no livro, já nos perguntamos o que aconteceria se nos víssemos.Anyway...

Agora, achei uma parte (não revela nada que não queiram saber antes de ler), e achei engraçada:

Cinco horas depois
Re: 
Você já está em casa ou ainda no bar forrado de plush?
Boa noite, 
Emmi

Quatro minutos depois
Fw: 
Já estou em casa. Esperei até que Emmi finalmente me controlasse. Então, agora, posso dormir sossegado. Como amanhã cedo eu já estarei na rua, desejo a você e sua família uma agradável semana de esqui. 
Boa noite. A gente se lê! 
Leo

Três minutos depois
Re:
Você está de pijama?
Boa noite, 
E.

Dois minutos depois
Fw: 
Você por acaso dorme nua?
Boa noite,
L.

No mais, não acho que caiba em algum gênero específico. Esse livro tem drama, romance, mas, acima de tudo, comédia. Mas não aquela comédia óbvia. É um daqueles tipos de comédia despretensioso. É tão relaxado que parece algo que eu, ou você, leitor(a), poderia dizer a qualquer momento.
Por relaxado não quis dizer "mal feito" ou "preguiçoso". Quis dizer "cheio de simplicidade". Acho que é a maneira do autor de escrever.
Gostei muito!

E é isso. Alguém aí já leu, ou quer ler? 

Beijos e até mais!

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita e pelo comentário, continue lendo! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...